domingo, 28 de agosto de 2011

As cores e as flores

Quando se visita um país tropical as flores são uma das vivências mais marcantes.  Na indonésia tal como noutros paises do oriente costumam decorar a entrada dos warung (restaurantes) com tinas de de água decoradas a primor com flores flutuantes. Isto porque as flores abundam, porque as cultivam e em suma porque gostam de flores.  
Gostam tanto que até lhes dedicam um dia nacional - o dia 5 de Novembro é o dia das flores
As plumérias, apesar de originarias da America Central são das que mais chamam a atenção pois estão por todo o lado e nesta altura do ano os arbustos tem muitas flores e poucas folhas. Vamos a ver se as estacas que trouxe pegam.
O ecoturismo pode vir a ser a salvação da indonesia que vive um conflito criado pelo rápido crescimento e a consequente deflorestação pois
actualmente perdem dois milhões de hectares por ano de floresta e inúmeras especies vegetais e animais estão ameaçadas.
O colorido também está nos mercados onde se encontram imensos frutos alguns dos quais raramente comercializados em Portugal.
O fruto cobra, rambutan, mangustão, jaca (nome dado pelos portugueses) e o gigante durian cheio de picos dos mais apreciados pelos indonésios mas cujo odor característico até o proibe de entrar nos transportes públicos em alguns países.
O verde é a cor dominante. É maravilhoso observar os campos de arroz cultivados em terraços.
Nas festas populares ou religiosas os adereços e a decoração utilizada também estão repletos de cor. 

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial